26 junho, 2009

5



Pearl Jam - Binaural

Binaural é mais um excelente exemplo do modo como os Pearl Jam procuraram explorar novas sonoridades, naquele que será, porventura, o trabalho mais criativo da banda.

Arranca com três músicas do Rock típico dos Pearl Jam: "Breakerfall", "Gods's Dice" e "Evacuation". Depois surge a "Light Years", uma das minhas favoritas da banda, tem uma melodia e uma letra lindíssimas (...every inch between us becomes light years now). "Nothing As It Seems" é uma música invulgar para os Pearl Jam, sendo o momento da sua discografia em que a banda mais próxima surge do Rock Progressivo. "Thin Air" é outra melodia magnífica. "Insigificance" é um ponto alto: excelente Matt Cameron na bateria, excelentes as guitarras, excelente a harmonia na composição. "Of The Girl" tem uma original e belíssima combinação de guitarras ao longo da música. "Grievance" é a minha favorita do álbum; agressiva e poderosa, remete-nos para os Pearl Jam old school. "Rival" é uma música muito original, com a sua dose de estranheza. "Sleight Of Hand" é uma obra-prima, uma música única, diferente e muito intensa. "Soon Forget" é apenas a voz de Eddie e o seu ukelele. "Parting Ways" fecha o álbum com uma melodia suave.

É também curioso que duas das melhores músicas da discografia dos Pearl Jam tenham sido gravadas para este CD mas, infelizmente, ficaram de fora do alinhamento final. Para o efeito, a "Sad" e a "Fatal", posteriormente editadas na compilação de "lados-B", Lost Dogs.

É um álbum escuro, atmosférico, e, em última instância, mais alternativo do que qualquer coisa que eles tenham feito. Os fãs da banda parecem não ter gostado muito, o público em geral também não. Eu adoro-o.