19 junho, 2009

12



Ornatos Violeta - O Monstro Precisa De Amigos

É o único álbum de uma banda Portuguesa no Top; não por patriotismo, não por necessidade de dar um apoio à música nacional, mas sim - totalmente - por mérito próprio. O Monstro Precisa De Amigos é o melhor álbum de Rock alguma vez feito em Portugal. É o génio de Manel Cruz, algo descontrolado em Cão!, que encontra neste álbum o equilíbrio perfeito.

É difícil não considerar os Ornatos Violeta como a melhor banda Portuguesa de todos os tempos. Este trabalho ultrapassa as fronteiras do bom e atinge um nível excelência verdadeiramente impensável cá no burgo. Manel Cruz é mais do que um escritor de músicas, é um verdadeiro poeta, e a dimensão lírica de O Monstro Precisa De Amigos é soberba, brutal e apaixonante.

A nível músical a qualidade mantém-se. "Chaga" é puro poder, "Ouvi Dizer" é uma faixa verdadeiramente épica que termina com um impensável dueto com Vitor Espadinha e "Capitão Romance" é a minha música favorita dos Ornatos - é um momento único e irrepetível, pleno de originalidade. "Dia Mau", "Pára De Olhar Para Mim", "O.M.E.M.", "Coisas" e "Nuvem" são outros momentos altíssimos.

Deixa muitas saudades.

3 Pensamentos:

Blogger Paulo Lopes Silva disse:

Musica portuguesa? Nem acredito! Grande album mesmo!

23 junho, 2009 02:32  
Anonymous Catarina disse:

Não os conheci quando eles eram uma banda. Conheci alguns anos depois e adoro as músicas. Como tu referes ai e muito bem: "Dia Mau", "chaga", "Capitão Romance" entre outras músicas, momentos altíssimos é verdade!
Agora resta-nos o manel cruz que com o seu 'lado A: o amor da-me tesão' e o seu 'lado B: não fui eu que estraguei' também nos deixa momentos altíssimos.
Desculpa invadir assim o teu blog.

23 junho, 2009 16:22  
Blogger Pedro Mileto disse:

Gosto mais do "Cão!" , tem aquele jeito dos Ornatos ainda por depurar, embora a qualidade de produção não seja das melhores. Agora daqui a considerar a melhor banda portuguesa de todos os tempos... tem lá calma ctg! Tens Jáfumega , Banda do Casaco, Palma's Gang entre outros à frente! Talvez daqui a uns tempos, quem sabe... Mas sim, o Manel é um poeta e merece que se lhe tirem o chapéu.

28 junho, 2009 21:42  

Enviar um comentário

<< Home