14 junho, 2009

17



Pearl Jam - Vs.

Numa fase inicial chamado Five Against One, Vs. é o primeiro álbum pós-fama dos Pearl Jam e representa bem o modo como eles lidaram com o seu estatuto de celebridades. Desde logo não fizeram vídeos para acompanhar os singles; muitas das letras ridicularizam a fama, os media e toda a atenção que receberam; a sonoridade é bem mais agressiva e crua do que a do Ten. Nada disso adiantou: Vs. vendeu 1 milhão de cópias numa semana, um recorde absoluto.

Vs. anda muito próximo do melhor que os Pearl Jam já fizeram. Tecnicamente é soberbo. A entrada de Dave Abbruzzese para a bateria resultou na perfeição; só para dar um exemplo, "W.M.A." é, para mim, o melhor trabalho de bateria de toda a discografia de Pearl Jam. Há que destacar também o trabalho de baixo do Jeff, particularmente notável na "Go", "Animal", "Rats" e também na já mencionada "W.M.A.".

Realce ainda para a voz do Eddie, não só pelo poder e pela intensidade, mas também pela variedade de registos que ele apresenta neste álbum: desde o poder da "Blood" ou da "Animal", passando pelo registo muito original da (novamente) "W.M.A.", terminando numa das melhores prestações da discografia, a magnífica e melodiosa "Indifference".

Os Pearl Jam são a minha banda favorita e Vs. é um dos seus mais digníssimos representantes.