13 junho, 2009

18



Hole - Live Through This

É possível que o feitio inenarrável da Courtney Love seja o principal motivo porque as Hole não sejam hoje vistas como uma banda de culto ou referência. Mas a verdade é que Live Through This é um dos melhores álbuns de Rock Alternativo da década de 90.

Segue a fórmula do Grunge: é poderoso e agressivo, mas nas doses certas. E é profundamente honesto e genuíno. A guitarra de Eric Erlandson (o elemento masculino da banda) combina pefeitamente com a voz de Courtney, e o baixo de Kristen Pfaff soa sempre perfeito, quer nas músicas mais melódicas, quer nas mais agressivas.

"Violet" é a primeira e, ao mesmo tempo, a melhor música do álbum (e também da banda). "Miss World", "Asking For It" e "Jennifer's Body" são fantásticas, mas é com "Doll Parts" que temos o outro grande momento do álbum - música e letra profundamente emocional. "Credit In The Straight World" é uma das músicas mais originais do disco a nível de composição; para fechar, "Rock Star" é a música mais raw do álbum, e resulta na perfeição.

Não há músicas fracas neste álbum. É uma enorme evolução desde Pretty On The Inside, e acabaria por ser o melhor trabalho da carreira das Hole, mesmo quando comprarado com o também excelente Celebrity Skin, que sairia mais tarde, em 1998.