16 junho, 2009

15



Nirvana - Nevermind

Não há muito a dizer sobre Nevermind que não tenha já sido dito, ou não fosse este um dos álbuns mais conhecidos da história da música.

Os Nirvana conseguiram fazer um álbum que atinge um equilíbrio perfeito entre o alternativo e o mainstream; é pesado, é agressivo e tem letras controversas, mas ao mesmo tempo as músicas seguem estruturas bastante simples, e a produção transformou o som "sujo" que encontrávamos em Bleach em algo perfeitamente radio-friendly.

"Smells Like Teen Spirit" é o espelho de Nevermind: simples, mas cheia de energia - é espectacularmente contagiante. "In Bloom", "Come As You Are", "Lithium" e "Polly" são sucessos radiofónicos. Depois temos as minhas músicas favoritas dos Nirvana: "Drain You" e "Lounge Act". A primeira é lindíssima, a segunda é puro Grunge. O álbum fecha com outra das minhas favoritas "Something In The Way".

Nevermind é um daqueles casos em que o todo vale mais do que a soma das partes. Abriu muitas portas e mudou o curso da música para sempre - e, por isso, é algo muito especial.