15 junho, 2009

16



Radiohead - OK Computer

OK Computer é um álbum quase conceptual, debatendo-se acerca do domínio da "máquina" sobre o Homem. Musicalmente apresenta algumas das mais complexas estruturas que os Radiohead já fizeram. "Paranoid Android" é a representação máxima dessa complexidade, com as suas mudanças bruscas de ritmo, chegando por vezes a parecer uma música de King Crimson.

A seguir, a sombria e melancólica "Exit Music (For A Film)" e a lindíssima "Let Down", abrem caminho para uma música que já é um clássico: "Karma Police" - foi o único CD Single que comprei até hoje. "Fitter Happier" reforça o carácter conceptual do álbum, seguido-se a espantosa "Electioneering", acelerada e frenética, é o ponto alto das guitarras neste disco. E depois chegamos ao momento mais alto de OK Computer: "Climbing Up The Walls" - uma descarga emocional poderosíssima, um autêntico pontapé na boca, é algo único e que soa diferente de tudo o que já ouvi. Para fechar, "Lucky", "No Surprises" e "The Tourist" são boas, mas não excelentes.

Acho que o interesse de OK Computer passa também pelo seu carácter conceptual, que ajuda a explicar algumas músicas menos conseguidas. Mas é evidente que os seus pontos altos superam claramente os baixos, atingindo, por vezes, a genialidade pura.

4 Pensamentos:

Blogger Tiago Gonçalves disse:

:O

Menos conseguidas!? Não digas isso...Boas mas não excelentes!? Pshh...Sacrilégio. :P
Btw, ando a ouvir o King Crimson. Não conhecia, tá porreirito..;)

15 junho, 2009 17:26  
Anonymous Ze disse:

Fraco. Tou farto de meninos radiohead... são todos sensíveis...

16 junho, 2009 21:53  
Blogger Tiago Gonçalves disse:

Claro, e também há os meninos que não gostam de Radiohead. Ou melhor, como se tem falado muito neles, ficam um bocado fartos. É tipo o Cristiano Reinaldo. Ás páginas tantas um gajo já tá farto de ouvir falar no CR7. lol CR7!? A sério? ...

Quanto aos Radiohead posso dizer o seguinte: Devo ser o único que não gosta tanto do rumo tomado pela banda a seguir ao Paranoid Android. Acho que para a banda foi um ponto de viragem. Conseguiram o melhor de dois mundos e depois...continuaram a sua evolução como banda. Não necessariamente para melhor no que toca aos meus gostos. :S Por exemplo eu gostei muito do Pablo Honey, que é dos mais criticados.

Não achas Ze? xD

16 junho, 2009 23:30  
Blogger Riot disse:

Daqui para a frente é inegável que os Radiohead inovaram bastante e exploraram muitas sonoridades. Por vezes com sucesso, outras vezes nem por isso.

Mas digo-te já que ainda há mais um álbum de Radiohead neste Top.

17 junho, 2009 15:03  

Enviar um comentário

<< Home