18 junho, 2009

13



Pearl Jam - Ten

Considerado pelo público em geral como O álbum de Pearl Jam, Ten foi o primeiro e, ao mesmo tempo, o maior sucesso da banda. É difícil apontar críticas a este trabalho. Ainda assim, a sua produção parece-me o ponto mais fraco: os instrumentos não ouvem tão bem como deveriam, mas tal acaba por ser compreensível, dado que essa era uma característica da sonoridade Grunge. E, por isso, Ten pode soar algo datado (para se ouvir este álbum convenientemente, é bom optar pelas recém-lançadas versões remixadas e remasterizadas).

De resto é próximo da perfeição: solos de guitarra míticos do Mike na "Alive" e na "Even Flow", riffs marcantes na "Once" e na "Jeremy", o poder da voz do Eddie na "Release". E o que dizer da poderosíssima e extraordinária "Black"? Mas a melhor música do álbum acaba mesmo por ser a sublime "Porch"; guitarras, bateria, baixo, voz, letras - tudo funciona de modo perfeito e harmonioso, numa música que vai em crescendo até ao seu final épico.

Ten terá sempre o mérito de ser o melhor álbum de Grunge alguma vez feito. Mas, felizmente, a discografia dos Pearl Jam vai muito para além desse estilo de música.

1 Pensamentos:

Blogger Tiago Gonçalves disse:

Hmmm...pensei que ias pôr este mais lá pra cima. Logo tu...lol Mas ok, já é mais do qu...nevermind. :P

18 junho, 2009 21:32  

Enviar um comentário

<< Home