21 junho, 2009

10



Radiohead - The Bends

Antes de enveredarem pela exprimentação, os bons rapazes dos Radiohead já faziam boa música. Sim, há vida para além de Ok Computer. The Bends não é só o melhor álbum dos Radiohead; é também o mais eclético, o mais equilibrado e o mais genuíno. É que apesar de ser o seu segundo álbum, ainda é um lançamento pré-fama - é a música pela música, sem pressões.

Não quero com isto tirar mérito ao percurso que os Radiohead fizeram. Se tivessem ficado pela sonoridade do The Bends, muito provavelmente teriam caído no marasmo e por esta altura eram apenas mais uma banda de Brit-Pop. É um pouco o que se passa com os Pearl Jam e o Ten: pode ser excelente, mas se não tivessem ido mais além e procurado explorar mais a sua música, a banda não teria metade do encanto.

The Bends não tem más músicas. Ainda assim, há algumas que se destacam particularmente. "The Bends" dá o nome ao álbum e é francamente boa - belíssimo refrão, excelentes as guitarras. Depois uma das minhas favoritas da banda, "High And Dry" - o tipo de melodia que os Coldplay andam a tentar fazer há dez anos, sem sucesso. "Fake Plastic Trees" é o momento mais emocional, com a voz de Thom Yorke em fantástico plano. "Just" tem uma das melhores letras, e também se destaca a combinação das guitarras, que soam de modo harmonioso e complexo. "My Iron Lung" é o momento alto: começa de modo melódico, mas depois explode completamente - esquizofrenia que faz lembrar a "Paranoid Android"; letra e voz cheias de raiva."Bullet Proof...I Wish I Was" é lindíssma. "Black Star" é outra das minhas preferidas. "Street Spirit" finaliza o álbum com uma melodia estranha e inquietante, que chega a arrepiar.

A principal conclusão a retirar é que The Bends é um álbum profundamente subvalorizado. E não se percebe porquê, dado que é, na minha opinião, bastante acessível.

3 Pensamentos:

Blogger Tiago Gonçalves disse:

É bem. Foste para o lado que mais gosto de Radiohead. Parabéns! xD

21 junho, 2009 23:00  
Blogger Riot disse:

Para mim o The Bends e o OK Computer são os únicos grandes álbuns de Radiohead.

Daí para a frente (Kid A, Amnesiac, etc) falta consistência...apesar de haver por lá por muitas pérolas - "How To Disappear Completely", "Knives Out", "There There", "2+2=5", etc...

22 junho, 2009 00:23  
Blogger Pedro Mileto disse:

URSO!! CEDESTE À PRESSAUM!!!

( num tá mau de todo, naum.. Embora, pessoalmente, não o classificaria em 10º lugar mas eu também como pudins flan sem colher, por isso... ;D )

28 junho, 2009 21:30  

Enviar um comentário

<< Home