2
The Mars Volta - De-Loused In The Comatorium
É difícil criar um álbum perfeito, sobretudo quando falamos dum trabalho de estreia. Mas os The Mars Volta fizeram precisamente isso com De-Loused In The Comatorium, um álbum conceptual recheado de Rock Progressivo e Psicadélico da mais elevada qualidade. Não são uma banda fácil de se ouvir, é certo, mas este álbum é, ainda assim, surpreendentemente acessível - daí que encaixe bem no ouvido logo à primeira audição.
Não faz sentido analisar o disco faixa a faixa; é um álbum conceptual cujas músicas estão todas ligadas, tanto musical como liricamente. Claro que a "Roulette Dares" e a "Take The Veil Cerpin Taxt" são momentos estratosféricos, algo tão arrebatador que eu coloco de imediato como duas das melhores músicas que já ouvi até hoje. Mas o importante mesmo é ouvir o álbum de início ao fim, e deixar-se levar pela bateria excepcional de Jon Theodore, a guitarra do Omar, a voz e as letras do Cedric - tudo misturado com uma dose de insanidade.
De-Loused In The Comatorium é uma viagem alucinada, é o triunfo da loucura e da exprimentação sobre o senso comum e a música radio-friendly, e é a prova viva de que ainda existem bandas com criatividade suficiente para nos surpreenderem e nos deixarem abismados.