27 outubro, 2008

Moon Pix

É um dos álbuns mais bonitos que já ouvi. E é também o meu preferido da magnífica Chan Marshall, também conhecida como Cat Power. Letras poderosas, melodia minimalista e uma voz extraordinária. No Sense, Metal Heart ou Moonshiner são dos melhores exemplos que este álbum tem para dar.

E é também um bom ponto de partida para ouvir toda a discografia da Cat Power. Vale a pena. Para além deste Moon Pix, recomendo o You Are Free e o What Would The Community Think.

Simplesmente brilhantes, todos eles.

25 outubro, 2008

Come a papa Rui...

O rol de barbaridades proferidas pelo denominado "Papa" da Universidade do Minho é bem exemplificativo do nível da praxe e de quem a dirige. E o tempo de antena dado a esse sujeito é, no mínimo, injustificado. Afinal o que de relevante faz o "Papa" para a Universidade do Minho e em que medida é que ele contribui para o bom funcionamento da mesma?

E optar por criticar o ComUM, que é o único jornal imparcial da Universidade do Minho, evidencia a necessidade do préstimo constante de vassalagem que esta gentalha da praxe tem. É certo que o ComUM não tem a qualidade que, outrora, chegou a ter. Mas é, ou procura ser, isento e imparcial, ao contrário dos restantes órgãos de comunicação social da UM, meros folhetos de propaganda a cargo da administração, da associação de estudantes, de papas e cabido de cardeais, e demais parasitas da academia.

Claramente, o "Papa" Rui Jorge precisava de reprovar mais uns anos para ver se começa a aprender alguma coisa.

24 outubro, 2008

Caiu o pano

O passivo do Vitória aumentou cerca de 1 milhão e 700 mil euros na época 2007/2008. Ano em que a maioria dos jogadores vinham da divisão inferior (e com ordenados a condizer), ano em que se fizeram receitas extrordinárias (vendas de Pelé e Rabiola), ano em que o clube regressou à 1ª Liga, com tudo o que isso acarreta a nível de receitas (televisão, venda de bilhetes, etc).

Das duas, uma: ou se trata de incompetência, ou alguém anda a tirar dinheiro de onde não deve.

A conclusão é, contudo, a mesma para as duas situações: está na hora de correr com esta direcção. Antes que seja tarde.

12 outubro, 2008

Recepção ao Caloiro 2008

A "Recepção ao Caloiro" da Universidade do Minho começa amanhã. Como sempre, todas as festividades decorrem aqui em Guimarães.

Aqui fica o programa:


[Clicar para aumentar]

11 outubro, 2008

Classmate PC



Com as sondagens a evidenciarem a perda da maioria absoluta por parte do Partido Socialista nas próximas eleições, torna-se imperativo criar um "hype" à volta de algo que seja, necessariamente, favorável ao Governo. O Magalhães (ou Classmate PC, como preferirem) foi a solução encontrada.

O Magalhães é lançado para o sistema escolar sem objectivos pedagógicos definidos. Basicamente a aposta do Governo é pôr computadores na mão dos miúdos e esperar que eles se tornem génios da informática do dia para a noite. Os professores não sabem o que fazer com os computadores. Muitos deles não tem sequer qualificações para lidar com este tipo de ferramenta.

Para além disso, é uma manobra de propaganda verdadeiramente terceiro-mundista. Como é possível anunciar um produto criado e desenvolvido pela Intel, em 2006, e que já existe em vários países do Mundo, como um computador "Português"? A montagem, essa, fica a cargo de uma empresa privada, a JP Sá Couto. Negócio multi-milionário. Sem concurso público, claro está.

Aqui fica um relato inacreditável do modo como o Magalhães tem sido apresentado aos professores. Surreal, no mínimo.

07 outubro, 2008

O Mundo em 2001


Em comemoração do seu 10º aniversário, a Google disponibilizou on-line o seu motor de pesquisa...em 2001.

Exprimentem-no aqui.

Uma pesquisa por YouTube dá zero resultados encontrados. Como o Mundo mudou em apenas 7 anos.

06 outubro, 2008

Contemporâneo

Ora aqui está uma coisa que eu não sabia: a 2ª temporada de Os Contemporâneos já começou. E há bastante tempo - a 18 de Setembro. A RTP nada anunciou (atente-se, em comparação, na divulgação que a SIC fez do novo programa dos Gato Fedorento). Ainda por cima mudou o dia e a hora a que o programa era transmitido (passou de domingo para quinta-feira).

Eu, que assisti regularmente à 1ª temporada, fui apanhado de surpresa. Tal como a maioria das pessoas, o que justifica as baixas audiências deste 1º episódio. Um dos criadores do programa, Nuno Markl, também está bastante indignado com a situação.

Pior ainda: esta semana o programa foi simplesmente colocado na gaveta para que a RTP pudesse, imagine-se, transmitir uma tourada. É simplesmente lamentável. E é-o também porque falamos de serviço público de televisão. E segundo a alínea referente à protecção de menores da directiva Televisão Sem Fronteiras, programas de conteúdo violento devem ser transmitidos em horários apropriados para não serem visualizados por crianças, para além da obrigatoriedade de serem acompanhados de um símbolo visual. Creio que um animal a ser torturado em pleno horário nobre não é, de todo, adequado, nem está, evidentemente, em conformidade com a directiva aprovada por todos os Estados-Membros da União Europeia.

Concluo desejando que Os Contemporâneos não sejam "engavetados", pois têm muita qualidade, e em certa medida vieram ocupar o espaço deixado em branco pelos Gato Fedorento no que concerne ao humor "non-sense", já que hoje em dia estes parecem estar mais empenhados num humor politizado. Os Gato Fedorento estrearam-se este domingo na SIC, num episódio notoriamente desinspirado.