11 outubro, 2008

Classmate PC



Com as sondagens a evidenciarem a perda da maioria absoluta por parte do Partido Socialista nas próximas eleições, torna-se imperativo criar um "hype" à volta de algo que seja, necessariamente, favorável ao Governo. O Magalhães (ou Classmate PC, como preferirem) foi a solução encontrada.

O Magalhães é lançado para o sistema escolar sem objectivos pedagógicos definidos. Basicamente a aposta do Governo é pôr computadores na mão dos miúdos e esperar que eles se tornem génios da informática do dia para a noite. Os professores não sabem o que fazer com os computadores. Muitos deles não tem sequer qualificações para lidar com este tipo de ferramenta.

Para além disso, é uma manobra de propaganda verdadeiramente terceiro-mundista. Como é possível anunciar um produto criado e desenvolvido pela Intel, em 2006, e que já existe em vários países do Mundo, como um computador "Português"? A montagem, essa, fica a cargo de uma empresa privada, a JP Sá Couto. Negócio multi-milionário. Sem concurso público, claro está.

Aqui fica um relato inacreditável do modo como o Magalhães tem sido apresentado aos professores. Surreal, no mínimo.