31 maio, 2008

Os Piores Automóveis de Sempre

Apesar de ser um entusiasta de automóveis, poucas são as vezes que os trago à ribalta aqui no blog. Hoje decidi realizar uma ideia antiga e fazer o Top 5 dos Piores Automóveis de Sempre. Comecemos então:

5) Alfa Romeo Arna



Feito em conjunto pela Alfa Romeo e pela Nissan, a ideia inicial passaria, suponho, por fazer um carro com a beleza italiana e com a fiabilidade japonesa. Algures, lost in translation, alguém optou por inverter os papeis e fazer um carro com uma estética horrivelmente nipónica e com uma mecânica italiana dos anos '80. Resultado: o carro era demasiado feio para um Alfa e avariava demasiado para um Nissan. Daí que ninguém gostasse dele. Este "cocktail do inferno" durou apenas 4 anos, e os Arnas desapareceram da estrada. Felizmente.

4) Fiat Multipla



Quem é entendido no mundo automóvel sabe o que o Multipla é inovador em diversos aspectos da sua concepção: o layout 3+3, a tecnologia space frame, a construção por módulos. Tudo isto resultou num veículo funcional, ergonómico e com excelentes níveis de iluminação interior e visibilidade exterior. Mas nada disto interessa. O Multipla é o carro mais feio de sempre e a única coisa que merece é acabar esmigalhado numa sucata. Rapidamente.

3) Ford Edsel



Todos os entusiastas de automóveis conhecem o Edsel: é tão simplesmente o maior fracasso de sempre da indústria. O Edsel significou um investimento colossal da Ford, quer em pesquisa, quer em marketing. Foi o carro que maior expectativa gerou até à data. Mas no "E-Day" (dia em que o carro foi, finalmente, lançado) a desilusão foi total. O carro era horrível, gigantesco (numa altura em que o mercado pedia carros mais pequenos e poupados) e muito caro. E não oferecia nada de novo relativamente aos seus rivais. A partir daí a indústria automóvel passou a medir os fracassos em "edsels".

2) Trabant



Foi o carro que pôs a Europa Comunista sobre rodas; o "carro do povo" do lado de lá do muro. O Trabant tinha uma carroçaria de plástico, um motor a 2 tempos e fazia 0-80km/h em 20 segundos. À beira do Trabant, até o Comunismo parecia uma coisa boa.

1) Hummer H2



É o veículo mais inútil da indústria automóvel. Numa altura em que a crise petrolífera pede carros cada vez mais económicos e eficientes, a General Motors promove cada vez mais o seu estandarte: o all american Hummer. O H2 é um carro fraco: é tecnologicamente ultrapassado, ultra gastador, lento, tem materiais fracos e construção pobre; é péssimo para a condução na estrada e, ao contrário daquilo que é o senso comum, também é bastante limitado nas capacidades de todo-terreno. Então porque tem tanto sucesso? A sua imagem de carro super robusto e a sua derivação de um veículo militar parecem apelar aos instintos mais patriarcais e varonis. Facto é que o H2 não tem nada a ver com veículos militares: é construído com base no Chevrolet Tahoe, um dos muitos SUV's gigantescos que povoam as estradas americanas. Logo, a imagem do H2 esfuma-se. E sem a imagem, é apenas um carro bimbo e de terceira categoria, que representa precisamente o caminho que a indústria automóvel não deve seguir. É por isso o pior automóvel de sempre.