Uma questão nuclear
A subida imparável do preço do crude veio relançar o alerta para a dependência total do petróleo por parte das sociedades ocidentais. Já o tinha dito neste blog, mas vou voltar a insistir no assunto. Só existe uma alternativa realista e viável ao petróleo: o Nuclear.
A Energia Nuclear é barata, limpa e quase inesgotável. O investimento inicial, apesar de avultado, seria compensado em pouco tempo pelo dinheiro poupado noutras fontes de energia.
Portugal tem ainda outra vantagem: o Hidroeléctrico. O nosso aproveitamento desta energia renovável é já muito elevado, e novos projectos em curso garantem que a situação será ainda mais favorável. Com o Nuclear e o Hidroeléctrico, Portugal poderia ser praticamente auto-suficiente a nível energético.
Claro que seria necessário fazer outros investimentos complementares. Transportes públicos movidos a energia elétrica, e não a gasóleo, seriam fundamentais. E assim acaba-se também com o disparate dos autocarros a Hidrogénio - caríssimos e sem utilidade prática. A tecnologia futura dos automóveis particulares também parece apontar para o eléctrico, através de carros "plug-in", que podem ser ligados à tomada para ser carregados - como se de um telemóvel se tratassem. Energia essa que seria obtida através no Nuclear e do Hidroeléctrico, no caso de Portugal.
Portanto, as soluções estão aí. Agora só falta a visão e o arrojo dos nossos governantes. Infelizmente duas características que nunca possuíram. Daí que o mais certo seja continuarem a cruzar os braços. Seguido de um encolher de ombros quando se deparam com situações como a do preço do crude.
[Central Nuclear em Saint-Laurent-Nouan, França]
A Energia Nuclear é barata, limpa e quase inesgotável. O investimento inicial, apesar de avultado, seria compensado em pouco tempo pelo dinheiro poupado noutras fontes de energia.
Portugal tem ainda outra vantagem: o Hidroeléctrico. O nosso aproveitamento desta energia renovável é já muito elevado, e novos projectos em curso garantem que a situação será ainda mais favorável. Com o Nuclear e o Hidroeléctrico, Portugal poderia ser praticamente auto-suficiente a nível energético.
Claro que seria necessário fazer outros investimentos complementares. Transportes públicos movidos a energia elétrica, e não a gasóleo, seriam fundamentais. E assim acaba-se também com o disparate dos autocarros a Hidrogénio - caríssimos e sem utilidade prática. A tecnologia futura dos automóveis particulares também parece apontar para o eléctrico, através de carros "plug-in", que podem ser ligados à tomada para ser carregados - como se de um telemóvel se tratassem. Energia essa que seria obtida através no Nuclear e do Hidroeléctrico, no caso de Portugal.
Portanto, as soluções estão aí. Agora só falta a visão e o arrojo dos nossos governantes. Infelizmente duas características que nunca possuíram. Daí que o mais certo seja continuarem a cruzar os braços. Seguido de um encolher de ombros quando se deparam com situações como a do preço do crude.
[Central Nuclear em Saint-Laurent-Nouan, França]
O problema dos plug in está nas baterias. Têm muito pouca autonomia...um dos principais problemas dos eléctricos está no armazenamento da electricidade. Uma alternativa em desenvolvimento será o uso de condensadores, que são bem melhores a armazenar energia do que as baterias, mas é uma tecnologia em desenvolvimento e que ainda vai demorar a aparecer mas que vai chegar pois as baterias são um grande problema ambiental...Sabias que o custo de produção ambiental de um Toyota Prius é 4 vezes superior ao de um Hummer H2?
O petróleo vai continuar a ser a principal fonte de energia que temos ainda por muitos anos, o que não quer dizer que não se devam procurar alternativas e explorá-las para bem do planeta.
Sim, neste momento as baterias com um bom nível de performance e autonomia são ainda muito caras. Já deves ter ouvido falar do Tesla, que é uma maravilha tecnológica, só que é caríssimo...
Mas não duvides que a grande aposta do mercado automóvel será o eléctrico. Os ultra-condensadores de que falaste podem servir como substitutos ou até como complemento das baterias, e são cada vez mais uma tecnologia em afirmação.
Quanto à questão do Prius e do Hummer...conheço esse "estudo", mas fico com sérias dúvidas. Tanto quanto eu sei, as baterias do Prius (e restantes híbridos) são recicláveis.
Claro que a introdução desta tecnlogia terá de ser progressiva. Até porque a electricidade terá de vir de algum lado, e se toda a gente de repente decidisse ligar o carro à tomada, não havia electricidade para toda a gente. Por isso é que eu insisto no Nuclear. Combate-se o aquecimento global e acaba-se com a dependência de petróleo ao mesmo tempo. É difícil fazer melhor...