06 abril, 2008

Uma questão de mediatismo?

O fenómeno do carjacking tem-se preocupantemente acentuado em todo o país. Um problema que é necessário combater com todas as armas, pensarei eu. Aparentemente há quem tenha outros planos.

No dia 4 de Abril, quatro criminosos (e não "jovens" como a SIC lhes chamou...) roubaram um carro, armados com uma faca, tendo ainda roubado a carteira e os documentos ao dono do mesmo. Foram mais tarde apanhados pela polícia, a conduzir o carro, tendo ainda tentado fugir a pé. Até aqui, óptimo. Criminosos violentos apanhados em flagrante. O sistema funciona. Pensei eu.

No entanto, ontem, 5 de Abril, poucas horas depois de serem apanhados, os criminosos foram interrogados no Tribunal de Loures e, pasmem-se, sairam em liberdade, sendo apenas obrigados a apresentações diárias no tribunal. Como é possível que se aplique uma medida de coacção tão leve perante um crime tão grave? E este é, aparentemente, o procedimento habitual para este casos. O que me deixa verdadeiramente apreensivo. Não é de admirar que os criminosos tenham saído do tribunal em passo descontraído e a rirem-se.

Num país que entra em ebulição porque uma aluna tenta tirar um telemóvel das mãos duma professora, é com estupefacção que vejo a calma e naturalidade com que esta situação é encarada. Ai coitados dos "jovens" que só roubaram um carro e assaltaram o seu ocupante...se andassem por aí a discutir por causa de telemóveis é que o futuro deste país estava comprometido.