16 março, 2008

Profecias Orwellianas

Foi com manifesta incredulidade que soube que o Partido Socialista pretende impedir que menores de 18 anos façam piercings e tatuagens definitivas. Pior, piercings na língua e outros locais especificados serão, pura e simplesmente, proibidos.

Saúde pública, alega Renato Sampaio (deputado socialista mentor da proposta), imbecilidade de cunho fascizante, digo eu. Porque se a questão é a saúde pública, proíba-se o tabaco e as comidas com elevado teor de gorduras; mais, obrigue-se toda a gente a fazer exercício diariamente. Se a questão é estética, proíbam-se os bigodes, e, já agora, que se vistam fatos-de-treino para se passear nos Shoppings aos domingos à tarde. Aproveite-se e proíbam-se os domingos à tarde, já que na rua é só parolos e na TV não dá nada de jeito.

Que sejam fiscalizados os establecimentos que fazem piercings e tatuagens, excelente. Imponham-se critérios de qualidade e higienização. Agora, burocratas de fatinho armados em paladinos da moral é que não.

Felizmente ainda possuo faculdades suficientes para não ter que pedir ao Estado que me diga o que ou o que não fazer. Infelizmente, algumas pessoas ainda julgam ser as possuidoras da moral e da razão, e têm como objectivo que toda a gente lhes siga os passos. Chamem-me anarquista se quiserem, mas eu ainda acho que existe espaço para a não-standardização, para a não-conformidade. Que existam pessoas que pensem de maneira diferente, que ajam de maneira diferente. Para este Governo tal não é tolerável. É um precedente grave. Fascista, dizem alguns. Verdadeiramente Orwelliano, digo eu. O que acaba por ser coerente, visto este ser o Executivo mais centralista de que há memória.