21 janeiro, 2008

Optimus Magma




Ninguém vive sem palavras. Uau. Bombástico. Que novidade entusiasmante. Ou não. Ainda assim a Optimus achou por bem gastar 53 milhões de Euros para dizê-lo - aí umas 500 vezes por minuto.

A campanha Magma seria, supostamente, a maior campanha de rebranding de sempre em Portugal. Mas, meus caros, isto não é rebranding nenhum. Alguém percebeu o novo posicionamento da Optimus? A nova mensagem? Os novos objectivos? Em tempos a publicidade vivia de ideias. Aparentemente hoje em dia é possível lançar uma campanha que não contém sequer uma amostra disso. Zero ideias, zero conceitos. Nada. Puro vazio, lugares-comuns, desperdicio de tempo, desperdicio de dinheiro. 53 milhões dele.

E o pior de tudo é o já mencionado "dumping" de propaganda. Muito irritante estar constantemente a ver o spot (muda-se de canal e lá está ele outra vez). Até a navegar na Net aquelas bolhas irritantes (que, segundo a Optimus, é magma!...) aparecem de todo o lado dificultando a visualização dos sites. Publicidade intrusiva e invasiva. Profunda irritação, volto a insistir.

O único objectivo perceptível: que as pessoas vejam a marca, que falem da marca e que se fartem dela. Tudo bem. É o velho "falem bem ou falem mal, mas falem de mim". Não venham é chamar a isto rebranding...

Quanto ao "De que é que precisas?" será, por certo, uma das piores assinaturas de sempre. Ok Optimus, vocês nem sequer sabem do que eu preciso - que vontade que eu tenho de me juntar a vocês!...

Trabalho da agência Euro RSCG (os mesmos bons rapazes que desenvolveram a inenarrável campanha do Continente - aquela do spot à la Broadway). Volta BBDO, estás perdoada...