Pequim 2008 = Fiasco
Dos fracos não reza a história, e por isso não esperem louvores meus aos perdedores. O que é certo é que alguns, com as mesmas condições de outros, conseguiram fazer muito mais. Por isso, ao Nélson e à Vanessa, o meu grande obrigado. Quanto aos restantes, por mim, se quiserem ir a Londres em 2012, que reservem um voo pela Ryanair e vão até lá dar uma volta. É que para levar um conjunto de atletas medianos que se dizem de alta competição...não vale a pena.
Aqueles que dizem que não temos condições...que pesquisem um bocado. Vão encontrar infra-estruturas específicas para atletas olímpicos (Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, Centro de Preparação Olímpica de Rio Maior, Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, etc.) - onde até atletas estrangeiros vêm treinar.
O meu plano? Em vez de se andar a esbanjar dinheiro nesses funcionários públicos, que se crie um plano nacional de desporto com infra-estruturas mais simples - em grande número, por todas as cidades - que sejam úteis ao cidadão comum, oferecendo a possibilidade a qualquer pessoa de poder praticar desporto. Isso sim, é verdadeiramente importante.
Pensamento: Será que garantir que se faz Educação Física de qualidade em todas as escolas do país exige assim tanto dinheiro? Não é um investimento simples e que a longo prazo cria atletas?
E a isso, claro, juntar o tal plano de que falas. Completamente de acordo.