28 setembro, 2009

Malta



É a cena do ir. Até já.

27 setembro, 2009

Legislativas 2009

36,6% é um mau resultado para o PS. Sócrates teve um resultado pior do que Ferro Rodrigues em 2002.

O PSD tinha tudo para ganhar estas eleições e deu-as de barato. É o grande derrotado da noite. Sendo assim, a única solução é substituir Manuela Ferreira Leite, que já se sabia à partida que era uma má opção.

Quanto aos restantes partidos, o CDS é o grande vencedor da noite. O BE praticamente hipotecou as suas hipóteses de vir a fazer parte de um Governo de coligação.

25 setembro, 2009

Pearl Jam - Backspacer



Alegrem-se os fãs da boa música: os Pearl Jam continuam bem vivos e cheios de vontade de andar aí para as curvas. Backspacer é simplesmente fantástico.

23 setembro, 2009

Esmiuçando

Após a sua participação no programa dos Gato Fedorento, a Joana Amaral Dias subiu uns pontos na minha consideração. Um par deles, para ser mais exacto.

19 setembro, 2009

Inglório, de facto

Não posso dizer, com propriedade, que Inglorious Basterds é um mau filme, porque não é. Mas é uma grande desilusão. Sou vítima das minhas próprias expectativas, é certo, e por isso as críticas são mais pessoais do que outra coisa.

Quem esperava um filme genuinamente "Tarantinesco" sobre a Segunda Guerra Mundial, pode esperar sentado. A 2a Guerra é apenas um pano de fundo para uma história banal, sensaborona e previsível. E também tem pouco de Tarantino. Do bom Tarantino, entenda-se. É que Inglorious Basterds é muito mais Kill Bill e Death Proof do que Pulp Fiction e Reservoir Dogs.

São duas horas e meia de filme, que são suportadas por duas ou três cenas geniais. Mas que não chegam. O resto do enredo não cativa; ninguém percebe muito bem o como e o porquê das coisas acontecerem, é apenas acção debitada para a tela. Tarantino, no meio de todas as suas referências e homenagens, esqueceu-se do fundamental: do seu próprio filme.

O melhor do filme? A personagem do Coronel Hans Landa, com o seu delicioso charme diabólico. Interpretação notável de um tal Cristoph Waltz.

Quanto a Tarantino, parece estar, definitivamente, a perder o seu toque de Midas.

15 setembro, 2009

Os 10 pequenos

Sobre o debate dos pequenos partidos ontem realizado na RTP, no Prós e Contras, há a destacar a diferença que faz, em política, ser-se político. Garcia Pereira (PCTP-MRPP), Manuel Monteiro (PND) e Rui Marques (MEP) destacaram-se dos demais, sobretudo pelas suas capacidades comunicativas, nunca se deixando intimidar pelas câmaras de televisão.

Já o MMS, que é um partido com propostas muito interessantes, não se viu bem representado. Eduardo Correia esteve sempre nervoso, embrulhou-se, e as suas ideias não passaram cá para fora.

Os restantes partidos acabaram por me passar ao lado. Já conhecia a sua orientação ideológica e as suas propostas, e não me agradavam. Ontem, a sua comunicação também não foi convincente.

Ainda assim, há que saber separar a forma do conteúdo. O MMS tem validade nas suas propostas. É o único dos 10 partidos ontem representados no qual eu coloco a hipótese de votar.